Notícias

Plantio de soja avança forte no Brasil

Quadro de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora

O plantio de soja no Brasil alcançou 38,5% da área estimada para a safra 2021/2022 na média nacional, de acordo com dados revelados nesta semana por levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO. Houve “forte avanço” na semana encerrada no último dia 22 de outubro, segundo os analistas.

De acordo com o levantamento da DATAGRO, o avanço da semeadura foi de 14,1 pontos percentuais sobre os 24,4% de área plantada apurada na semana imediatamente anterior. Em porcentagem, o salto foi de 57,7% na base de comparação semanal.

Por outro lado, ressalva a Consultoria, esse ritmo ficou levemente abaixo dos 14,2 pontos percentuais registrados em igual momento de 2020. No entanto, aponta a DATAGRO, o desempenho é melhor do que a média dos últimos cinco anos, que é de 10,6 pontos percentuais.

“Mantivemos um quadro de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora, o que favoreceu os trabalhos de cultivo e também o bom desenvolvimento das lavouras já implantadas, com chuvas se regularizando aos poucos em toda a região produtora”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

O bom desempenho nesta safra da oleaginosa vem na hora certa para os sojicultores brasileiros, uma vez que a China parece aumentar seu apetite por compras externas. Com os problemas climáticos e de escassez de insumo enfrentados pelo Brasil – o que reduziu consideravelmente a oferta brasileira – os asiáticos têm buscado mais soja norte-americana.

A Consultoria AgResource afirma acreditar em um “aumento da demanda pelo grão dos EUA com maior interesse da China, que segue descoberta nos próximos meses”.

Fonte: Agrolink

Compartilhe